Dicas de verão: Como manter uma alimentação saudável no verão?

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alimentação saudável no verão
18 dez

Dicas de verão: Como manter uma alimentação saudável no verão?

O verão é a estação mais esperada do ano…

Porém, em consequência das férias habituais, dias livres, quentes e as festividades, é comum perdermos o controle da nossa alimentação.

Você já se perguntou o que fazer para manter uma alimentação saudável no verão? 

Quais os alimentos que devemos comer para não perder a disposição nos dias mais quentes?

Como comer de forma correta no verão para não prejudicar a saúde?

Neste artigo, vamos dar dicas de como você pode, facilmente, se alimentar de forma saudável, para aproveitar muito bem a estação!

Vamos lá?

Como manter uma alimentação saudável no verão?

Como já vimos neste artigosegundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo.

O ideal é sempre estar atento a tudo o que você come, pois, com uma má alimentação, o clima quente do verão contribui para a perda de disposição durante o dia e, também, favorece a proliferação de microrganismos que podem causar problemas mais sérios, como uma intoxicação alimentar.

Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

  • Não exagere!
Alimentação Saudável no Verão - Comidas leves - Foto: Google Imagens

Alimentação Saudável no Verão – Comidas leves – Foto: Google Imagens

Procure comer comidas leves, sem muita gordura. Dê preferências às frutas e legumes variados, pois são alimentos frescos e que oferecem diversos nutrientes para o nosso organismo.

A ingestão de alimentos frescos contribui para a hidratação, pois normalmente apresentam alto percentual de água em sua composição.

A dieta mediterrânea, por exemplo, traz uma ótima sugestão de como sua alimentação pode ser rica, saborosa e saudável, no clima tropical em que vivemos.

  • Qualidade da dieta

Quem não gosta de passar o dia todo na praia, ser alimentando de frituras e tomando uma cerveja gelada?

Pois é, esse comportamento é muito comum no verão, o que seria ótimo para 1 ou 2 dias de praia, mas é muito danoso por um período mais prolongado.

A nossa sugestão é que você busque levar alimentos leves, que são difíceis de encontrar em ambientes de praia, tais como porções de frutas e sanduíches naturais.

Você também pode optar por vir almoçar no Tapera Branca, onde temos grande variedade de saladas e pratos típicos brasileiros, com todo conforto e qualidade que a sua dieta precisa.

  • Hidrate-se!
Alimentação Saudável no Verão - Hidrate-se - Foto: Google Imagens

Alimentação Saudável no Verão – Hidrate-se – Foto: Google Imagens

Outro fator de suma importância para o sucesso de sua temporada na praia é manter a hidratação.

Ingerir líquidos é essencial para manter as funções vitais do organismo, pois participa de todos os processos metabólicos.

Por isso, é mandatório que você beba bastante água, pois ela ajuda a digerir e absorver os alimentos com mais facilidade; água de côco, que é rica em sais minerais e nutrientes; e sucos naturais, que oferece ao nosso corpo grande parte de suas vitaminas e sais minerais;

  • Cuidado com as bebidas alcoólicas!
Alimentação Saudável no Verão - Cuidado com bebidas alcoólicas - Foto: Google Imagens

Alimentação Saudável no Verão – Cuidado com bebidas alcoólicas – Foto: Google Imagens

Excesso de bebidas alcoólicas contribui para a desidratação, pois são rapidamente absorvidas e promovem o acúmulo de gordura no organismo.

  • Equilíbrio

O verão, como uma estação muito intensa, incentiva comportamentos pouco prudentes, do ponto de vista de alimentação saudável.

Porém, socialmente interessantes, uma vez que é muito prazeroso viver momentos de lazer na praia com família e amigos.

Sabendo disso, a principal dica aqui é você buscar o equilíbrio na sua temporada, assim, você conseguirá aproveitá-la e não terá problemas de saúde ou ganho de peso indesejado.

  • Faça atividades físicas!
Alimentação no Verão - Pratique atividade física - Foto: Google Imagens

Alimentação no Verão – Pratique atividade física – Foto: Google Imagens

É fundamental a prática de exercícios durante o verão para que o organismo mantenha-se saudável e, a ingestão de alimentos leves, faz com que você tenha mais disposição para praticá-los. 

Além disso, Caraguatatuba oferece uma estrutura de qualidade bacana para suas atividades ao ar livre, como citamos neste artigo.

Como a alimentação saudável ajuda a proteger a pele dos efeitos causados pelo sol?

Além do uso do protetor solar, uma dieta saudável também auxilia na diminuição dos danos causados pela exposição da pele ao sol.

Segundo uma lista publicada pela revista Exame, os 8 alimentos que podem proteger sua pele dos raios solares são:

  1. Tomate: Além de ser um alimento pouco calórico, o tomate possui uma substância essencial para a proteção contra os raios UV: o licopeno, um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres, que são formados devido à superexposição ao sol.
    Tomates - Foto: Google Imagens - Alimentação Saudável no verão

    Alimentação Saudável no Verão – Tomates – Foto: Google Imagens

  2. Salmão: O ômega-3, presente no salmão, mantém uma camada de gordura saudável sob a pele. Assim, ele impede que os raios solares provoquem danos à epiderme e ainda a deixa mais macia.
    Salmão - Foto: Google Imagens - Alimentação Saudável no verão

    Alimentação Saudável no Verão – Salmão – Foto: Google Imagens

  3. Cenoura:  A cenoura possui uma substância caratenóide que é responsável por sua cor alaranjada. Chamada de beta-caroteno, ela melhora o desempenho da retina e previne os danos causados pelos raios do sol.
    Cenoura - Fotos: Google Imagens - Alimentação Saudável no verão

    Alimentação Saudável no Verão – Cenoura – Fotos: Google Imagens

  4. Aspargo: O aspargo possui um dos antioxidantes mais importantes das células: a vitamina E. Também chamada de tocoferol, ela auxilia no metabolismo do fígado, no funcionamento do sistema imunológico e, principalmente, na cicatrização da pele.
    Aspargo - Foto: Google Imagens - Alimentação Saudável no verão

    Alimentação Saudável no Verão – Aspargo – Foto: Google Imagens

  5. Batata doce:  Por ser um antioxidante, além de proteger a pele dos raios solares, essa substância também auxilia na obtenção do bronzeamento.
    Batata doce - Foto: Google Imagens - Alimentação saudável no verão

    Alimentação Saudável no Verão – Batata doce – Foto: Google Imagens

  6. Chocolate amargo: O chocolate amargo possui flavonóides, uma substância importante para prevenir os danos causados pelos raios solares.
    Chocolate Amargo - Foto: Google Imagens - Alimentação Saudável no verão

    Alimentação Saudável no Verão – Chocolate Amargo – Foto: Google Imagens

  7. Chá verde: Ele é rico em polifenóis, um antioxidante natural que fornece proteção contra raios UV.
    Chá verde - Foto: Google Imagens - Alimentação Saudável no Verão

    Alimentação Saudável no Verão – Chá verde – Foto: Google Imagens

  8. Kiwi: A vitamina C presente no Kiwi tem ação antioxidante e, por isso, protege a pele contra a degradação do colágeno causada pelos radicais livres.
    Kiwi - Fotos: Google Imagens - Alimentação Saudável no Verão

    Alimentação Saudável no Verão – Kiwi – Fotos: Google Imagens

Gostou das dicas?

Agora que você já sabe qual é a melhor maneira de se manter saudável durante o verão, é só colocar as dicas em prática e aproveitar as férias da melhor maneira.

Afinal, para curtir o verão e tudo de bom que essa estação maravilhosa lhe oferece é imprescindível uma boa alimentação!

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Stephani Almeida

Estudante de Jornalismo / Estagiária em Marketing Digital

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