Ano Novo no mundo: Como o Réveillon é comemorado no mundo?

 / Turismo  / Ano Novo no mundo: Como o Réveillon é comemorado no mundo?
9 jan

Ano Novo no mundo: Como o Réveillon é comemorado no mundo?

Você sabe como surgiu a celebração do Ano Novo no mundo?

Quais são as tradições para a virada de ano em diferentes países?

Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Ano novo no mundo e explicar o porquê esta data é tão especial.

Gostou e quer saber mais? Continue a leitura!

Ano novo no Mundo

Segundo a revista Decifra-me, o  Ano Novo só se consolidou na maioria dos países há 500 anos. O tradicional Réveillon, palavra de origem francesa que significa “acordar” ou “reanimar”, comemorado na maioria dos países na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro é relativamente recente.

As comemorações de Ano Novo variam de cultura a cultura, mas universalmente a entrada do ano é festejada mesmo em diferentes datas. O nosso calendário é originário dos romanos com a contagem dos dias, meses e anos.

Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de Abril.

Ano novo no Brasil

Ano Novo no Rio de Janeiro - Foto: G1 - Ano Novo no Mundo

Ano Novo no Mundo – Ano Novo no Rio de Janeiro – Foto: G1

As festas costumam ser grandes atrações com o espetáculo de fogos de artifício na passagem do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro.

Grandes cidades brasileiras concentram a queima de fogos em algum ponto turístico. Nas cidades litorâneas, esse espetáculo é comemorado a beira mar.

Conheça alguns dos locais onde acontecem as principais queimas de fogos:

  • São Paulo – Avenida Paulista
  • Rio de Janeiro – Praia de Copacabana
  • Fortaleza – Praia de Iracema
  • Salvador – Praça Cayru
  • Belo Horizonte – Lagoa da Pampulha
  • Recife – Toda área litorânea (praias de Boa Viagem, Pina, etc.)

Ano Novo também é uma data especialmente propícia para muitas crendices. Além de roupa branca, usada geralmente para atrair boas vibrações, também há outras crenças que as pessoas seguem, seja por superstição ou por simples tradição. Um bom exemplo é o costume de incluir um prato de lentilhas na ceia para atrair sorte.

Nas cidades litorâneas, após a meia-noite, também é muito comum ver multidões vestidas de branco, dirigindo-se às praias para saltar as 7 primeiras ondas do ano, fazendo pedidos de um ano próspero.

Devido a grande influência das religiões brasileiras de origem africana, como o Candomblé e a Umbanda, também é comum fazer oferendas a Iemanjá, conhecida como a “Rainha do Mar”, um dos orixás mais populares do Brasil.

Tanto a areia das praias como as ondas do mar ficam repletas de velas acesas, arranjos florais, perfumes e figuras de Iemanjá, em um espetáculo de exótica beleza.

Ano novo nos EUA

Ano Novo em Nova Iorque - Foto: Google Imagens - Ano Novo no mundo

Ano Novo no Mundo – Ano Novo em Nova Iorque – Foto: Google Imagens

Umas das viradas de ano mais conhecidas no mundo todo é a dos Estados Unidos.

Segundo o portal G1, a tradição mais famosa nos Estados Unidos é o lançamento da bola de Réveillon da Times Square, em Nova York, às 23h59. Milhares de pessoas se reúnem para assistir uma grande bola presa num edifício fazer uma descida de um minuto, chegando exatamente à meia-noite. A tradição começou em 1907.

Outro costume é a “Rose Parade”, que acontece em Pasadena, na Califórnia, no primeiro dia do ano. O desfile antecede o “Rose Bowl Game” – jogo de futebol entre times de universidades – e leva milhares de pessoas às ruas para assistir à passagem de carros alegóricos. O primeiro desfile foi realizado em 1886.

Ano Novo Chinês 

Ano Novo Chinês - Foto: Google Imagens - Ano novo no mundo

Ano Novo no Mundo – Ano Novo Chinês – Foto: Google Imagens

Segundo a revista Mundo Estranho, os chineses seguem o calendário lunar, elaborado com base no tempo que a Lua leva para dar uma volta em torno da Terra – cerca de 29 dias e 12 horas, mas também utilizam seu próprio calendário, baseado no zodíaco chinês.

Antes da celebração, é tradição limpar a casa para afastar os maus espíritos. As festividades duram um mês e incluem desfiles e show pirotécnico.

Ano novo em Caraguatatuba

Queima de Fogos em Caraguá - Foto: Gianni D’Angelo - Ano novo no Mundo

Ano Novo no Mundo – Queima de Fogos em Caraguá – Foto: Gianni D’Angelo

Agora que você já sabe como é a celebração do Ano Novo em três dos mais importantes pontos turísticos do mundo, que tal saber um pouco mais sobre o Ano Novo em nossa cidade?

Para quem pretende passar a virada de ano em Caraguá, o Ano Novo comemorado aqui não é muito diferente das cidades litorâneas pelo brasil.

Você pode escolher entre 5 praias que, todos os anos, nos oferece os shows pirotécnicos. Tais como:  Praia do Centro, Indaiá, Porto Novo, Martim de Sá e Massaguaçu.

Conteúdos Exclusivos

Gostou deste artigo?

Então participe, deixe seu comentário abaixo e interaja conosco nas redes sociais. Queremos disponibilizar conteúdos cada vez melhores para você! Fique à vontade para deixar sugestões, críticas e elogios.

Cadastre seu e-mail abaixo para receber, em primeira mão, nossos artigos, receitas, promoções e novidades.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Veja Também

Roteiro Turístico: Um dia em Caraguatatuba

Quer saber como aproveitar um dia em Caraguatatuba?

Confira agora o roteiro de viagem perfeito para o seu passeio!

Leia Mais

 

 

Compartilhar
Stephani Almeida

Estudante de Jornalismo / Estagiária em Marketing Digital

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário