Benefícios do Arroz com Feijão

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25 abr

Benefícios do Arroz com Feijão

Um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros é o tradicional arroz com feijãoEsses dois alimentos, além de saborosos, são importantes nutricionalmente, o que nos permite uma alimentação gostosa e, ao mesmo tempo, saudável.

Entretanto, atualmente, é possível perceber uma redução no consumo desses alimentos e um aumento do consumo de alimentos industrializados. Infelizmente, essa substituição pode não ser saudável ao organismo. 

 

Mas, afinal, por que o arroz e o feijão são alimentos tão importantes?

O arroz e o feijão são importantes porque fornecem aminoácidos essenciais necessários à nossa saúde. Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas e são chamados de essenciais porque não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser conseguidos na alimentação.

O arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína, porém é pobre no aminoácido lisina, assim como os outros cereais.

O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína (aminoácidos sulfurados). Percebe-se, portanto, que o arroz e o feijão completam-se, pois, juntos, garantem que nosso corpo obtenha todos os aminoácidos essenciais.

 

Benefícios do arroz com feijão

Ajuda a emagrecer: esta é uma combinação com pouca gordura. No entanto, é importante não exagerar nas quantidades para não extrapolar as calorias da refeição. O ideal é comer apenas 3 colheres de sopa de arroz e uma concha rasa de feijão;

Contribui para o controle da diabetes: é uma combinação com baixo índice glicêmico e ainda ajuda na musculação já que é uma boa fonte de proteína magra que são essenciais para a formação de músculos mais fortes e maiores.

Também é uma fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B9), riquíssimo em proteínas e minerais, como ferro, fósforo, potássio, cobre, cálcio, magnésio e zinco. Rico em fibras e faz bem para o intestino. Ajuda a cuidar do sistema nervoso.

 

Nutrientes presentes no arroz com feijão

Componentes Quantidade em 100 g de arroz e feijão
Energia 151 calorias
Proteínas 4,6 g
Gorduras 3,8 g
Carboidratos 24 g
Fibras 3,4 g
Vitamina B6 0,1 mg
Cálcio 37 mg
Ferro 1,6 mg
Magnésio 26 mg
United States Department of Agriculture
Agricultural Research Service
 

National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release

Manter uma alimentação diária com os dois ingredientes ajuda a prevenir certas doenças, como a anemia. Há também uma diminuição do risco de problemas cardiovasculares, como a diabetes. Essa dupla ainda ajuda no funcionamento do intestino.

 

Quem não quer cair na rotina, pode optar por substituições bastante saudáveis. Uma dica é variar no tipo do feijão, tirando proveito máximo da diversidade.

Que tal optar pelo feijão fradinho, carioquinha, vermelho ou azuki? São muitas opções para você balancear o seu cardápio diário. O arroz também pode ter alternativas mais saudáveis, como por exemplo, fazer mais uso dele em formato integral.

Há outros cereais que podem ser fontes de carboidratos complexos, como o milho, o cuscuz marroquino, a quinoa e as massas integrais.

 

Portanto, o arroz com feijão não é apenas uma combinação tradicional de nossa culinária. Esse prato simples e saboroso proporciona uma série de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo.

Lembre-se, então, que aqui no Tapera Branca temos à oferecer o melhor arroz com feijão da região. 

 

 

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Antonio Carlos Fernandes
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