Comida de praia: Alimentação saudável no litoral

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21 nov

Comida de praia: Alimentação saudável no litoral

Sol, calor, férias! E uma das melhores coisas para se fazer na temporada é passar um dia com amigos e família na praia.

Mas aí, bate aquela fome… São muitas as opções comuns de “comidas de praia”, porém, em sua maioria, nem um pouco saudáveis ou até mesmo indesejáveis para consumo por conta da alta temperatura ambiente, propiciando a reprodução rápida de bactérias nos alimentos.

É possível ficar de olho na saúde e aproveitar o passeio com tranquilidade!

Comida de praia: O que evitar?

Pastéis, queijo assado, camarão frito… Uma tentação! Apesar de serem convidativos, evite alimentos já cozidos, assados ou fritos, principalmente com armazenagem inadequada, pois com o passar do tempo e o calor, as chances do alimento estragar é maior, uma vez que ele não passará por mais nenhum processo para eliminação de bactérias.

Perecíveis também são um grande problema. Esses alimentos não devem ser mantidos sem refrigeração, apenas consuma se souber a procedência.

Evite alimentos industrializados e gordurosos, os dias de calor pedem uma alimentação mais leve e rica em sais minerais. Sua saúde agradece!

 

Comida de praia: O que levar?

Agora você já sabe o que evitar no seu próximo passeio à praia. Mas, e o que levar, então?

Primeiramente, uma bolsa térmica e/ou cooler são essenciais para manter os líquidos e alimentos bem refrigerados durante o dia.

As frutas, quando bem armazenadas, são uma opção refrescante e ainda ajudam na reposição de água. Se preferir levar a fruta já picada, pingue algumas gotas de limão para impedir a oxidação.

As oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e etc, podem substituir os salgadinhos industrializados. Além de serem saudáveis, trazem uma maior saciedade, permitindo que todos curtam o dia na praia sem se preocupar com a fome. Mas, cuidado com oleaginosas com sal, pois em dias quentes a tendência do corpo é sofrer uma desidratação maior e o excesso de sal acelera esse processo.

Sanduíches naturais são uma boa pedida! Tomando cuidado com a refrigeração e evitando os itens de alta perecibilidade, é possível substituir uma refeição e se manter saudável na praia.

Outros alimentos:

  • Barras de Cereal
  • Cookies integrais
  • Picolés naturais de fruta
  • Biscoito de Polvilho (apesar de serem industrializados, são mais leves e dispensam refrigeração, mas exigem cautela quanto ao consumo excessivo, por serem carboidratos, que elevam o nível de açúcar no sangue)

Não se esqueça de beber água!

Beber água é sempre fundamental e nos dias de calor é preciso intensificar o consumo. Sucos naturais de fruta também são uma alternativa deliciosa para evitar a hidratação.

 

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Bruna Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda e Estagiária de Marketing no Tapera Branca.

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