Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba

 / Turismo  / Praias de Caraguatatuba  / Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba
31 ago

Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba

Seja morador, turista ou visitante da cidade, pelo menos uma vez você já foi à praia Martim de Sá em Caraguatatuba. Uma das mais belas praias da cidade que nos oferece tudo o que você precisa para relaxar, curtir e se divertir.

Neste artigo vamos mostrar tudo o que há de melhor na praia Martim de Sá:

Sobre a Praia

Martim de Sá

A praia Martim de Sá está localizada a 2,5 km do centro da cidade e possui uma das melhores estruturas da região tanto a beira mar com quiosques e barracas, como nos diversos bares e restaurantes em seu entorno. 

Seu mar é agitado com ondas boas para surf na parte sul, onde possui, na praça central, um posto de salvamento que garante segurança aos banhistas.

Além do posto de salvamento na praça central, a praia conta também com a feira de artesanato que funciona durante os finais de semana e a acadêmia ao ar livre.

Na região norte da praia, temos uma trilha que dá acesso à Praia Brava e à marina Iate Clube Martim de Sá.

Seus quiosques, bares e restaurantes fazem de sua orla a mais movimentada durante os finais de semana e férias.

A região é formada por um bairro urbanizado com boa estrutura, muitos prédios, residências e pousadas. Certamente é um dos melhores lugares para se hospedar na cidade.

Praia Martim de Sá - Praias de Caraguatatuba - Foto: Gianni D'angello

Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba – Foto: Google Images

Na Praia Martim de Sá, está localizado o monumento emblemático que simboliza a vela de um barco, com a frase “Deem uma chance à Paz” de John Lennon.

Martim de Sá e Prainha - Praias de Caraguatatuba - Monumento - Foto: Google Images

Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba – Monumento – Foto: Google Images

É possível também apreciar na praia Martim de Sá o nascer do Sol, um dos momentos mais especiais do dia. Ele ocorre por volta das 5h30 e 6h da manhã e muitas pessoas vão até a praia só para ver a maravilhosa vista.

Praia Martim de Sá - Praias de Caraguatatuba - Nascer do Sol - Foto: Caio Chiquetto

Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba – Nascer do Sol – Foto: Caio Chiquetto

História

Segundo a Revista da Cidade, edição 20 de 2010, até o ano de 1946 a faixa da praia que se estendia do Camaroeiro até a praia do Capricórnio era conhecido como Fazenda dos Padres, no qual os padres habitavam um casarão as margens do Rio Guaxinduba. Anos depois, o casarão se tornou a Colônia de Férias da empresa Rhodia.

Martim de Sá - Praias de Caraguatatuba - Martim de Sá na década de 50 - Foto: Revista da Cidade

Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba – Martim de Sá na década de 1950 – Foto: Revista da Cidade

O  nome Martim de Sá teria surgido na década de 1950, período em que poucas pessoas viviam no local. Segundo consta, os moradores perguntavam onde encontrar o seu Martinho do Sal, um senhor que produzia e vendia sal, no canto norte da praia. “Martim do Sar”, na pronúncia dos caiçaras, teria originado o nome da praia mais badalada de Caraguatatuba.

Nas décadas de 1960 e 1970 a Prainha era a praia mais badalada da cidade, era considerada a “Copacabana” do Litoral Norte. Naquele período, a Martim de Sá ainda era uma praia selvagem.

Martim de Sá - Praias de Caraguatatuba - Martim de Sá na década de 60 - Foto: Revista da cidade

Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba – Martim de Sá na década de 1960 – Foto: Revista da cidade

Nas décadas de 1970 e 1980, a Martim de Sá ficou famosa também pela agitação noturna com bares e quiosques, tornando a praia o novo point da cidade.

No final dos anos 1990, com a construção da nova avenida da praia e da praça de eventos, a noite da Martim de Sá foi perdendo frequentadores, porém hoje ainda é comum ver os jovens se reunindo na praia nas noites dos finais de semana.

Hoje, a Martim, concentra alguns dos imóveis mais luxuosos da cidade. Uma região que não para de crescer e de se valorizar.

Martim de Sá - Praias de Caraguatatuba - Praia Martim de Sá atualmente

Martim de Sá – Praias de Caraguatatuba – Praia Martim de Sá atualmente – Foto: Google Images

Atrativos

  • Aluguel de Caiaques e Stand-up

Como opção de lazer, você pode aproveitar para se divertir com aluguéis de Stand-ups, Caiaques e, em época de temporada, ski-bananas.

  • Passeios de escunas

Os passeios de escunas são feitos na Praia Martim de Sá seguindo para a prainha. Ao fazer um passeio de escuna você se depara com a maravilhosa vista que o alto mar lhe oferece.

  • Calçadão e Ciclovia

A praia Martim de Sá contém um enorme calçadão com ciclovia no qual sua construção foi inspirada nas praias cariocas.

  • Bares, Restaurantes e Quiosques

O que movimenta a praia são os quiosques da região, não só durante o período de alta temporada, como durante todo ano nos finais de semana.

  • Práticas esportivas 

As práticas esportivas também conquistaram seu espaço na praia Martim de Sá, com redes para futevôlei, frescobol, práticas de surf, entre outros esportes.

Pousadas

Para você que quer passar um fim de semana agradável, com a família e amigos, listamos aqui algumas das pousadas que se localizam nos arredores desta praia. O preço das diárias e pacotes de estadias podem variar de acordo com a pousada. Veja no mapa abaixo as pousadas que você pode encontrar perto da Martin de Sá:

Conteúdos Exclusivos

Gostou deste artigo?

Então participe, deixe seu comentário abaixo e interaja conosco nas redes sociais. Queremos disponibilizar conteúdos cada vez melhores para você! Fique à vontade para deixar sugestões, críticas e elogios.

Cadastre seu e-mail abaixo para receber, em primeira mão, nossos artigos, receitas, promoções e novidades.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Veja Também

 

Conheça o centro de Caraguá - Igreja Matriz de Santo Antônio - Foto: JC Curtis

Conheça o centro de Caraguá – Igreja Matriz de Santo Antônio – Foto: JC Curtis

De Passagem por Caraguá? Conheça o centro da Cidade!

Está de passagem pela cidade e ainda não conheceu o centro de Caraguá por falta de tempo? Achamos uma solução! Excursões que passam por Caraguatatuba, como ponto de longos destinos, frequentemente escolhem nossa cidade para fazer uma pausa para o descanso. Com isso, apresentamos opções rápidas…

Leia Mais

Compartilhar
Danilo Toledo

Administrador, Gerente Administrativo do Tapera Branca Restaurante. Pai de família e corredor amador.

Comentário

Deixe um Comentário