Pedra da Freira – Praias de Caraguatatuba

 / Turismo  / Praias de Caraguatatuba  / Pedra da Freira – Praias de Caraguatatuba
Praia da Pedra da Freira - Vista da cidade - Praias de Caraguatatuba
3 maio

Pedra da Freira – Praias de Caraguatatuba

Com muito charme e belezas naturais, a Praia da Pedra da Freira, localizada na região central de Caraguatatuba, se apresenta como uma das mais belas praias da cidade e com diversos elementos da cultura caiçara, inclusive lendas sobre a pedra símbolo da atração turística.

Quem conhece Caraguatatuba, com certeza, já ouviu falar na lenda da Pedra da Freira. História que é contada, desde os tempos do império por moradores da região, para explicar a existência de uma formação rochosa que lembra a imagem de uma freira na praia. Essa lenda nos desperta uma certa curiosidade pelo modo que são contadas, pois envolve crendices populares e revelam como era o pensamento dos povos antepassados da região.

Praia da Pedra da Freira - Vista da cidade - Praias de Caraguatatuba

Praia da Pedra da Freira – Vista da cidade – Praias de Caraguatatuba

A Pedra da freira, localizada em frente à praia do Garcez, conhecida também como Praia do Robalo, se tornou atração turística ao nos impressionar com a grande semelhança da pedra com a figura uma freira ajoelhada e inclinada, como se estivesse orando, de frente ao mar.

Neste artigo, vamos apresentar a curiosa lenda, e mostrar essa maravilhosa praia que, além de ser pouco frequentada, tem uma das vistas mais bonitas dentre as praias de Caraguatatuba.

Lendas da Pedra da freira

Há quem diga que  um jovem índio Tupinambá, ao fazer um pedido à uma estrela que caiu no mar (estrela cadente), conheceu uma freira e se apaixonou perdidamente. Ao ganhar um crucifixo e um colar de ouro de presente da freira, o jovem, querendo retribuir, foi ao mar atrás da estrela e nunca mais voltou. Dizem que a imagem da freira se eternizou na pedra pois ela ficou dia e noite em orações, à espera de sua volta.

Outros contam que há muito tempo, uma freira veio para a região ajudar na catequização do índios tamoios e que, em homenagem a seu amor e dedicação pela natureza,  Deus a teria eternizado na imagem de uma pedra, pois em seus momentos de meditação passava horas admirando o mar.

No qual, um dia,  percebeu que já estava no horário de sua Ave-Maria diária, pôs-se a rezar ali mesmo e, ao terminar, avistou uma linda flor perto do barranco, tentou pegá-la, mas o lugar era tão escorregadio que acabou se desequilibrando, caiu e morreu afogada.

Provavelmente, a semelhança da pedra com uma freira seja apenas coincidência, porém é interessante ouvir histórias e imaginar situações fantásticas para uma formação rochosa peculiar.

O bacana é que a Praia da Pedra da Freira foi nomeada em sua homenagem e atrai diversos turistas para conhecê-la.

Pedra da Freira - Praias de Caraguatatuba

Pedra da Freira – Praias de Caraguatatuba

A Praia

A praia da Pedra da Freira, conhecida também como praia do Garcez ou do Robalo, é uma praia muito atraente por ser pequena e pouco movimentada, de águas limpas e relativamente calmas.

As atividades principais para os que optam por visitá-la são a pesca costeira (existem pedras que possibilitam essa prática), fotografia profissional (noivos, gestantes, natureza), remo (caiaque e SUP).

Uma família que vive à beira da Praia construiu uma escada de cimento que vai do topo do morro até a entrada, facilitando o acesso. A vista durante a caminhada é maravilhosa.

Vista do alto da escada da Praia da Pedra da Freira - Praias de Caraguatatuba

Vista do alto da escada da Praia da Pedra da Freira – Praias de Caraguatatuba

Curiosidades da praia da Pedra da Freira

A praia da pedra da freira é pública durante o dia e à noite se torna privativa. Com autorização da prefeitura, uma família de pescadores, que mora no local, conseguiu restringir a praia durante a noite como forma de privacidade.

Casa da Praia - Praia da Pedra da Freira - Caraguatatuba

Casa da Praia – Praia da Pedra da Freira – Caraguatatuba

Para incentivar o lazer na praia, a família aluga caiaques e pranchas de stand up paddle (SUP) para garantir a diversão do turista e dos moradores da cidade que frequentam a praia. Eles oferecem, também, uma espécie de “quiosque” no qual servem almoços e, com certa frequência, tem atrações como música ao vivo.

Ao redor de toda a praia você pode encontrar placas criativas que, através do bom humor, conscientiza as pessoas a preservarem a praia e o meio ambiente.

Não podemos deixar de citar a fascinante vista formada pelas pedras. É de dar inveja em qualquer praia por aí.

Vista da baía de Caraguatatuba - Praia da Pedra da Freira

Vista da baía de Caraguatatuba – Praia da Pedra da Freira

 

Para quem ainda não conhece a praia, já dá pra saber um pouco mais sobre este paraíso escondido em Caraguatatuba. Quando for fazer turismo em Caraguatatuba, aproveite para visitar e usufruir desta beleza.

O acesso pode ser feito de carro, até o alto do morro, com entrada na Praia do Camaroeiro, depois é só descer a escadaria até a areia.

Turistas e moradores da cidade aproveitam uma caminhada pela orla para chegar à praia da Pedra da Freira, a distância da Praça da Cultura (Centro) é de apenas 1,5 km, e o visual é imperdível!

E para quem já conhece a atração, aproveite a lembrança e faça uma nova visita!

 

Conteúdos Exclusivos

Gostou deste artigo?

Então participe, deixe seu comentário abaixo e interaja conosco nas redes sociais. Queremos disponibilizar conteúdos cada vez melhores para você! Fique à vontade para deixar sugestões, críticas e elogios.

Cadastre seu e-mail abaixo para receber, em primeira mão, nossos artigos, receitas, promoções e novidades.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Veja também

vista morro santo antonio

Vista da enseada de Caraguatatuba

5 motivos para visitar Caraguatatuba no outono

Turismo em Caraguá vai muito além de suas praias, e com isso, o outono se torna uma das melhores estações para visitar o paraíso litorâneo. Reunimos excelentes motivos para você visitar Cara…

Leia mais

Compartilhar
Danilo Toledo

Administrador, Gerente Administrativo do Tapera Branca Restaurante. Pai de família e corredor amador.

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário