Praia do Camaroeiro – Praias de Caraguatatuba

 / Turismo  / Praias de Caraguatatuba  / Praia do Camaroeiro – Praias de Caraguatatuba
26 jan

Praia do Camaroeiro – Praias de Caraguatatuba

A praia do Camaroeiro é famosa por ser o ponto dos pescadores de Caraguatatuba. Possui águas rasas e calmas com um lindo visual dos barcos pesqueiros.

Recentemente a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba iniciou um processo de pavimentação e revitalização para a melhoria do local que dá acesso a praia.

Confira neste artigo um pouco sobre a história dessa maravilhosa praia e veja como ficou o acesso após as obras de revitalização.

Praia do Camaroeiro

É uma continuação da Praia do Centro sentido norte, muito utilizada por pescadores, na qual localiza-se também o Entreposto de Pesca Artesanal de Caraguatatuba. Na praia temos uma vista privilegiada de toda a orla central da cidade.

Praia do Camaroeiro - Orla Central de Caraguatatuba

Praia do Camaroeiro – Orla Central de Caraguatatuba

Antigamente o bairro do Ipiranga (onde localiza-se a praia do Camaroeiro) servia como moradia para as famílias caiçaras, onde se concentrava a maioria dos nossos pescadores. Segundo relatos de moradores, a valorização do bairro foi o principal motivo para que os caiçaras deixassem o local.

Entretanto, mesmo que morando em bairros mais afastados da praia, ainda existem muitos pescadores que ganham a vida com a pesca.

Praia do Camaroeiro - Pescadores

Praia do Camaroeiro – Pescadores

O bairro também possui uma grande influência cultural. Foi ali que tiveram início as festas tradicionais da cidade, como: o Festival do Camarão e a Festa de Santo Antônio (Padroeiro da cidade).

Primeiras Obras

Em 2004, a prefeitura de Caraguá, administrada pela gestão do prefeito Antônio Carlos, instalou o Píer do Camaroeiro “Sebastião Izidoro dos Santos” (pai do Caco da marina no Camaroeiro).

Praia do Camaroeiro - Píer

Praia do Camaroeiro – Píer

Além de um excelente local de contemplação do mar, no Píer se juntam muitos pescadores, que passam horas com suas varas de pesca, em um misto de lazer e descontração.

Logo após, veio a implementação do trevo que dá acesso a Martin de Sá e a Ubatuba junto com a instalação de uma escultura de metal, representando o caiçara, uma homenagem feita pela Fundacc – Fundação Cultural de Caraguatatuba.

Melhorias no acesso à praia

Agora o visitante tem mais facilidade para visitar não somente a praia do Camaroeiro como também a Praia da Pedra da Freira. O acesso que antigamente era feito por uma estrada de terra recebeu recentemente pavimentação com bloquetes.

Praia do Camaroeiro – Acesso

Além disso, o espaço também conta com um novo estacionamento, iluminação e paisagismo. Os turistas e moradores podem agora desfrutar da natureza, com mais segurança, conforto e praticidade.

Praia do Camaroeiro – Estacionamento

Sem dúvidas está bem mais fácil chegar a estes locais para acessar as praias, ir até o píer ou simplesmente apreciar o pôr do sol.

Mirante por-do-som

Em dezembro de 2017, foi inaugurado na praia do camaroeiro, no acesso à Pedra da Freira, o Mirante “Pôr do Som”, com a proposta de promover apresentações de música acústica, sempre uma hora antes de cada pôr do sol.

Mirante Pôr do Som - Praia do Camaroeiro

Praia do Camaroeiro – Mirante Pôr do Som

Conteúdos Exclusivos

Gostou deste artigo?

Então participe, deixe seu comentário abaixo e interaja conosco nas redes sociais. Queremos disponibilizar conteúdos cada vez melhores para você! Fique à vontade para deixar sugestões, críticas e elogios.

Cadastre seu e-mail abaixo para receber, em primeira mão, nossos artigos, receitas, promoções e novidades.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Veja Também

Prainha – Praias de Caraguatatuba

A prainha é um simbolo de Caraguá que se destaca na região do litoral norte paulista por conta de suas belas e conhecidas praias que enfeitam a cidade. Deste modo, quando falamos de praias…

Leia Mais

 

Compartilhar
Danilo Toledo

Administrador, Gerente Administrativo do Tapera Branca Restaurante. Pai de família e corredor amador.

Nenhum Comentário

Deixe um Comentário